MESAS DISCENTES - 04/05/2022

3º DIA DE EXPOSIÇÕES

QUARTA-FEIRA - 04/05/2022


MESA 7 - LÓGICA

Horário: 10:00-12:00

Link: https://www.youtube.com/watch?v=yZz8wkyOhr4

ESTEVÃO LUCIO BARBOSA (USP)

As objeções de Bertrand Russell à teoria da verdade de William James

Financiamento: CNPq

Orientação: Osvaldo Frota Pessoa Junior

E-mail: estevao.barbosa@usp.br


Resumo: Em seu artigo “A Concepção de Verdade de William James” (1908), Bertrand Russell critica a teoria da verdade apresentada por James em seu "Pragmatismo" (1907). Seus principais argumentos são: 1. James afirma que a verdade é aquilo em que é útil acreditar, mas muitas vezes é mais fácil saber se algo é verdadeiro que saber se a crença correspondente é útil; 2. Se a utilidade é o significado da verdade, deveria haver uma transição imediata entre reconhecer que uma crença é útil e reconhecer que é verdadeira; 3. James falha em distinguir entre um critério e uma definição de verdade; e 4. A teoria tenta generalizar a prática científica de tratar como verdadeiro o que funciona, mas altera o significado de “funcionar”. Neste trabalho, estas objeções serão apresentadas e posteriormente avaliadas à luz dos argumentos de James em "Pragmatismo" e "O Significado da Verdade" (1909).

Palavras-chave: Verdade; Pragmatismo; James; Russell.


JOÃO RICARDO DE OLIVEIRA AGOSTINHO (UNICAP)

Lógica intuicionista e computação

Financiamento: CNPq

Orientação: Eleonoura Enoque da Silva

E-mail: joao.2021104713@unicap.br

Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar a relação da lógica intuicionista e computação. Nossa tese é que há conceitos em teorias das categorias subjacentes a lógica intuicionista e aplicáveis na linguagem de computação. Para isso, descreveremos os fundamentos filosóficos da lógica intuicionista. Em seguida, explicitaremos os principais conceitos de estrutura e isomorfismo em teoria das categorias. Por fim, investigamos a possível relação entre intuicionismo, categorias e computação. A grande dificuldade na compreensão das lógicas é a aplicação fora das ciências exatas. A necessidade desse estudo é pensada em encontrar aplicações da lógica intuicionista na área de tecnologia, esclarecendo conceitos e teses na prática computacional. A importância deste trabalho está ligada ao estudo da lógica além do contexto acadêmico, analisando aplicações no desenvolvimento tecnológico e informacional.

Palavras-chave: Lógica intuicionista; Computação; Categorias.


NATAN APARECIDO DA CUNHA ESBRAVILHERI (UNESP)

Apontamentos sobre a permanência do estatuto objetivo em Frege após a carta de Russell

de 1902

Financiamento: FAPESP

Orientação: Lucio Lourenço Prado

E-mail: natanesbravilheri123@gmail.com

Resumo: No contexto d’Os Fundamentos da Aritmética (1884), Frege apresenta a objetividade do conceito de número, conceituando o mesmo como um objeto lógico e cria uma base para a exposição realizada nas Grundgesetze der Arithmetik, publicados em dois volumes entre 1893 e 1903. Contudo, a partir da carta de Russell a Frege de 1902 podemos notar que surgem complicações no projeto Logicista, ou seja, Russell faz a crítica da noção de extensão de conceitos de Frege, que é colocada nos Grundgesetze como a Lei Básica V. Sendo assim, à luz das dificuldades enfrentadas pelo programa Logicista de Frege, objetivamos explorar a permanência do estatuto objetivo inerente ao número e ao sentido no escrito de maturidade Der Gedanke de 1918.

Palavras-chave: Frege; Russell; Objetividade; Permanência.


MESA 8 - ARENDT

Horário: 10:00-12:00

Link: https://youtu.be/ig_YeVtUmfI


GUSTAVO BEMVENUTO DA SILVA PEREIRA (UFSJ)

O significado de vita contemplativa em Hannah Arendt: a contemplação como condição

para a atividade filosófica

Financiamento: UFSJ

Orientação: José Luiz de Oliveira

E-mail: gbemvenuto@gmail.com


Resumo: O presente trabalho tem por objetivo explicitar o significado admitido por Hannah Arendt acerca da abordagem em torno da vita contemplativa. Nosso propósito é investigar, dentro do contexto filosófico proposto pela pensadora, o tratamento dado por ela no que diz respeito às atividades da vida do espírito. Ademais, analisaremos de que maneira a compreensão arendtiana do “estar só” é, por sua vez, uma condição para a efetivação da vita contemplativa. Enfim, demonstraremos quais as implicações que tal atividade pode acarretar no seio da sociedade.

Palavras-chave: Ação; Espírito; Estar só; Vita contemplativa.


JHONATAN RELHER (UFSJ)

A questão do político em Hannah Arendt: uma oposição aos elementos totalitários

Financiamento: UFSJ

Orientação: José Luiz de Oliveira

E-mail: jhonatan.relher@gmail.com


Resumo: A partir das questões propostas pela abordagem do totalitarismo, Hannah Arendt propõe-se a elaborar análises acerca da política com base na condição humana da pluralidade. Nessa perspectiva, a autora detecta que a ação, em sua espontaneidade, e o discurso, por sua capacidade de revelar o sujeito aos outros, detêm o caráter principal da manifestação humana no espaço público, a saber, a capacidade de implicar o sujeito na “teia de relações humanas” e nela introduzir algo novo. Enquanto o totalitarismo, por meio da força e violência, mina com os espaços onde o homem pode agir livremente, a política, por excelência, detém-se ao poder por via da liberdade. Por conseguinte, pretendemos neste trabalho examinar as contribuições do pensamento arendtiano sobre a política, a partir da ação e do discurso, em oposição à coisificação do humano presente nos elementos

totalitários.

Palavras-chave: Ação; Discurso; Política; Totalitarismo.


MARIANE REZENDE CARDOSO (UFSJ)

A relação entre Vernunft e Verstand com o fenômeno da banalidade do mal à luz do pensamento arendtiano

Financiamento: FNDE

Orientação: José Luiz de Oliveira

E-mail: marianerezendec@outlook.com


Resumo: Nosso propósito neste trabalho é analisar a relação existente entre Vernunft e Verstand com o termo banalidade do mal, que é desenvolvido por Hannah Arendt. Nesse panorama, tem-se como ponto de partida a perspectiva arendtiana sobre o julgamento do oficial nazista Adolf Eichmann, em Jerusalém. Em decorrência, durante as sessões, a autora identifica elementos presentes na fala de Eichmann, os quais denunciam um mal banalizado configurado em suas ações. Desse modo, a banalidade do mal será analisada e correlacionada aos termos de origem kantiana, isto é, Vernunft, que diz respeito à razão e Verstand, que está relacionado ao intelecto, ou seja, ao que é apreendido pelos sentidos. Trata-se, portanto, de compreender como o mal se efetiva e de que maneira ele pode ser analisado no que tange ao uso da razão e do intelecto.

Palavras-chave: Banalidade do mal; Intelecto; Razão; Vernunft; Verstand.


MATHEUS QUERES BATISTA (USP)

A condição pré-política grega em Hannah Arendt

Financiamento: PUB

Orientação: Adriana Carvalho Novaes

E-mail: queres@usp.br

Resumo: Trata-se de um recorte que será especificamente sobre a formação da condição pré-política grega e abordar alguns pontos sobre como as leis protegem as relações humanas de sua própria condição de fragilidade. Primeiro, vou introduzir o que seria essa condição humana na filosofia política de Hannah Arendt e depois apresentar algumas questões sobre a solução grega que buscou equilibrar as instáveis circunstâncias das ações humanas dentro da sua comunidade.

Palavras-chave: Fragilidade; Hannah Arendt; Condição humana.


MESA 9 - PESSIMISMO E NIILISMO

Horário: 10:00-12:00

Link: https://youtu.be/72XXTLAl5s0


RODRIGO MORTARAALMEIDA (USP)

Dos radicais russos à bomba atômica – tentativa de comparação entre os niilistas de Günther Anders e Dostoiévski

Financiamento: CNPQ

Orientação: Ricardo Nascimento Fabbrini

E-mail: romortara@gmail.com

Resumo: Em seus ensaios sobre literatura e a bomba atômica o filósofo Günther Anders (1902-1992) consagra especial atenção ao tema do niilismo, utilizando o conceito para analisar desde a peça Esperando Godot até a cegueira do homem de sua época frente a suas possibilidades de autodestruição. Nestes ensaios Anders desenvolve uma teoria própria sobre a origem e as implicações do niilismo contemporâneo, abarcando também sua representação artística na literatura. Nesta apresentação, pretendemos comparar as representações literárias do niilismo discutidas por Anders com outra representação artística, de um niilismo fundamentalmente diferente – aquele dos radicais russos da segunda metade do século XIX. Para fazer esta contraposição, partiremos de um lado dos ensaios de Anders presentes em seus livros A obsolescência do homem e O homem sem mundo; e do outro do romance Os demônios de Dostoiévski.

Palavras-chave: Dostoiévski; Gunther Anders; Literatura Russa; Niilismo.


ALVARO MERLOS AKINAGA CORDEIRO (USP)

A perspectiva antinatalista e suas raízes na tradição pessimista

Orientação: Eduardo Brandão

E-mail: alvaromacordeiro@gmail.com


Resumo: Investigar como o pensamento antinatalista de David Benatar pode ter sido influenciado pela tradição pessimista, como objetivo geral, enquanto especificamente se visa demonstrar a perspectiva antinatalista como conceito filosófico; examinar a ideia de consciência e dano e apontar possíveis raízes do antinatalismo na obra de pensadores tradicionalmente classificados como pessimistas.

Palavras-chave: Antinatalismo; Ética; Pessimismo.

Postagens mais visitadas