MESAS DISCENTES - 03/05/2022

TERÇA-FEIRA - 03/05/2022

MESA 4 - LÓGICA E EPISTEMOLOGIA

Horário: 10:00-12:00

Link: https://youtu.be/6G_s0q_CtiA

HENRIQUE FORMIGONI MORAIS (USP)

Quanto conhecimento modal temos?

Financiamento: FFLCH

Orientação: Osvaldo Pessoa Jr.

E-mail: h.formigoni@usp.br

Resumo: O objetivo da apresentação é discutir a extensão do conhecimento modal humano. Em primeiro lugar serão introduzidos alguns conceitos e ferramentas básicos da epistemologia contemporânea da modalidade. Em segundo, um ceticismo moderado (CM) inspirado na posição de Peter van Inwagen (1998), segundo o qual nosso conhecimento modal é significativamente limitado, será esboçado. Dois argumentos a favor de CM, um a partir de suas vantagens teóricas e outro a partir do problema da integração, serão levantados. Por fim, após ponderar alguns problemas de CM, estratégias alternativas serão brevemente discutidas. Ao final será enfatizada a importância da epistemologia modal para ramos diversos da filosofia.

Palavras-chave: Epistemologia; Modalidade; Ceticismo.


HUGO HENRIQUE CORREIA DE SOUSA (UNICAP)

Paraconsistência e quase verdade

Orientação: Eleonoura Enoque da Silva

E-mail: hugohcs@gmail.com

Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar o sistema paraconsistente, criado pelo lógico e matemático brasileiro Newton da Costa, e compreender o seu conceito de quase verdade. O problema que norteia a nossa pesquisa é investigar se a lógica paraconsistente é a lógica subjacente a teoria de quase verdade. Para isso, examinaremos os trabalhos publicados por Da Costa e seus colaboradores, bem como artigos e teses que sirvam de apoio a nossa investigação. A presente pesquisa se firma com o intuito de subsidiar a teoria de quase verdade proposta por Da Costa, trazendo à dialética filosófica outros meios de análise que permitam a existência de contradições sem a trivialização de todo o sistema lógico. Como resultado, esperamos elucidar uma sistematização lógica para o tratamento da quase verdade em Da Costa e indicar suas possíveis aplicações em tecnologia.

Palavras-chave: Newton da Costa; Lógica Paraconsistente; Quase verdade.


JONATHAN BRA DE SOUZA (UNESP)

Analíticos e Continentais: Uma problemática unespiana

Financiamento: CNPq

Orientação: Rodrigo Pelloso Gelamo

E-mail: jonathan07101996@gmail.com

Resumo: O seguinte trabalho tem por objetivo ressaltar a influência da Filosofia Analítica e da Filosofia Continental na constituição e consolidação do curso de graduação de Filosofia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília. A apresentação consistirá, em primeiro momento, na exposição acerca do histórico do curso de Filosofia/UNESP e, em seguida, na delimitação das instâncias conceituais entre os termos analíticos e continentais, posteriormente, ocorrerá a exposição das divergências desses conceitos que aparentam ser dicotômicos e, por fim, traçar-se-á a influência dessas duas correntes no curso de Graduação em Filosofia. Assim, dentro do panorama do ensino de Filosofia no Brasil, principalmente ao que pertence ao campo universitário, a exposição concentra-se em analisar o âmbito metodológico dessas duas correntes.

Palavras-chave: Filosofia Analítica; Filosofia continental; Ensino Universitário


MESA 5 - ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA

Horário: 10:00-12:00

Link: https://youtu.be/puMbjCcGiss


JÚLIA FERREIRA REIS (UNESP)

A perversão da vida no romantismo de Jena: a leitura do jovem Lukács sobre a filosofia

da morte de Novalis

Orientação: Pedro Geraldo Aparecido Novelli

E-mail: julia.reis@unesp.br

Resumo: Embora a notável contribuição do filósofo húngaro Georg Lukács para a filosofia marxista, que é amplamente estudada no Brasil, o conteúdo de suas obras de juventude é pouco pesquisado por teóricos brasileiros, especialmente o texto A alma e as formas. Este escrito, o qual nos interessa, publicado pela primeira vez em 1911, é uma reunião de ensaios que investigam a possibilidade de criar uma forma que expresse algo sobre a vida. Dentre os dez ensaios, há o ensaio “A filosofia romântica da vida: Novalis”, que trata do cenário “espiritual” pós revolução francesa na Alemanha, em que orientado pela Lebensphilosophie de Wilhelm Dilthey, o jovem húngaro se debruça sobre a ânsia romântica em busca da unidade de cultura através do fragmento, tendo como foco o caso de Novalis e o triunfo do destino como consequência da poetização da vida.

Palavras-chave: Jovem Lukács; Círculo de Jena; Romantismo Alemão; Lebensphilosophie.


LEONARDO RODRIGUES SILVÉRIO (USP)

Mito e culpa na leitura de Walter Benjamin sobre “As afinidades eletivas”

Orientação: Ricardo Nascimento Fabbrini

E-mail: lsilverio@usp.br

Resumo: A pesquisa visa apresentar a novela de J.W. Goethe, “As afinidades eletivas”, através da explicação da estrutura geral e histórica dos conceitos de “mito” e “culpa” presentes no ensaio de Walter Benjamin, “As afinidades eletivas de Goethe”, articulados com a linguagem simbólica. Depois, será demonstrado como isso se articula com os conceitos “destino” e “direito” para realizar a passagem do comentário filológico à crítica. Por fim, temos como a crítica do ensaio indica uma reflexão sobre a época do autor (entreguerras), que também nos permite refletir sobre a contemporaneidade a partir da filosofia da história de Benjamin. Esse movimento explicita a origem da continuidade – e a possibilidade de ruptura – da violência mítica na história, i.e., a crítica visa não só a salvação das

personagens, mas também de todos os vencidos da história.

Palavras-chave: Violência; História; Linguagem


MESA 6 - FILOSOFIA MODERNA: POLÍTICA E HISTÓRIA

Horário: 10:00-12:00

Link: https://youtu.be/J2aUgsY0zm0


ANDREW ARTUR MARTINS LEITE (USP)

Ânimo e formas de vida: uma leitura da produção dos afetos no discurso laboétiano

Financiamento: CNPQ

Orientação: Homero Santiago

E-mail: arturoj17@usp.br

Resumo: O famoso, e único, texto de Etienne de La Boétie é o seu Discurso da Servidão Voluntária, no qual busca o fundamento que leva os seres humanos a aceitar a sua servidão ou, como foi muito bem expressada pela máxima espinosana, lutar pela sua servidão como se fosse por sua liberdade. Assim, o presente trabalho possui o intento de investigar, no Discurso, os modos de existência ou, como nomearemos aqui, os estados de ânimo que são produzidos no interior de um regime de servidão e no regime de liberdade. Isto é, apesar do autor não elaborar uma teoria das paixões ou dos afetos, é possível extrair do seu texto os elementos para compreensão de que a produção e a circulação dos afetos são essenciais para o modo como a vida social e a existência são organizadas e estruturadas, dessa maneira, o exame de tais formas de vida são necessárias para entender como se dá a própria servidão voluntária.

Palavras-chave: La Boétie; Servidão; Liberdade; Ânimo; Modos de existência.


DÉBORA RABELO PASCOAL DA SILVA (UESPI)

Dignidade e Civilidade: Uma investigação sobre as condições históricas do valor moral em Kant

Orientação: Francisco Winston José da Silva

E-mail: deborarpsilva@aluno.uespi.br

Resumo: Pretendemos discutir como a teleologia kantiana se apresenta nas obras menores de Kant, evidenciando a moral como fio condutor para o propósito que a natureza reserva para a raça humana. O exercício da moral é fundamental para dar início a esse fio condutor, visto que o homem, ao agir por dever moral, percebe a dignidade e, através dela, dá início aos primeiros passos rumo à evolução da espécie. Kant, em seu texto "Ideia de Uma História Universal de Um Ponto de Vista Cosmopolita" (objeto desta discussão específica), procura construir o caminho que a raça humana deve engendrar para alcançar esse fim, falando sobre as disposições humanas e seu papel até chegar na consolidação do pensamento, que é a construção de uma sociedade cosmopolita.

Palavras-chave: Moral; Dignidade; Cosmopolita.

Postagens mais visitadas