Comunicado da Comissão Organizadora do XVII Encontro de Graduação em Filosofia da USP

Bom dia para todas e todos!

            Viemos hoje, por meio desse pequena postagem, apresentar nossos pedidos de desculpas em nome de toda a comissão organizadora do XVII Encontro de Graduação em Filosofia da USP.
            Tradicionalmente esse Encontro é organizado pelos estudantes integrantes do PET – Filosofia (Programa de Educação Tutorial do Curso de Filosofia) e do Programa de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia da USP. Ocorre que, desde o ano passado, o PET – Filosofia tem sofrido um grande desfalque de integrantes, em virtude principalmente da criação do programa de bolsas para intercâmbio internacional da Reitoria da USP. No período de julho de 2013 a janeiro de 2014 o PET – Filosofia perdeu cerca de metade de seus membros por terem estes sido contemplados com bolsas de estudos para universidades no exterior. Para além disso, desde o ano passado os estudantes do Programa de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia não mais se dispuseram a participar da comissão organizadora desse Encontro. Desse modo, um Encontro Nacional, com cerca de 200 expositores aprovados por edição, com mais de 40 mesas de debate ao longo de 5 dias, que costumava ser organizado por uma comissão apoiada por cerca de 20 estudantes, nesse ano de 2014 teve apenas 6 integrantes ativos da realização de todas as tarefas.
            Somado a essa drástica redução de pessoal, no começo desse ano sofremos ainda na USP um violento corte no orçamento geral da universidade (a USP fez um corte de aproximadamente 35% de todo seu orçamento anual). Essa medida de austeridade foi antecedida ainda pelo congelamento de todas as despesas da universidade durante todo o mês de fevereiro. Esse fato praticamente imobilizou o Departamento de Filosofia que habitualmente nos dá grande apoio institucional com a emissão de todas as cartas de aceite bem como custeio de praticamente todas as despesas com a organização do Encontro.  
            Foi em decorrência desses fatos que tivemos tantos atrasos nos preparativos habituais do Encontro. Apesar do grande esforço que nossa pequena comissão organizadora tem feito, temos ciência de que a gestão de todo os preparativos dessa XVII edição do Encontro deixou muitíssimo a desejar. Por essa razão pedimos desculpas à todas e todos que de alguma forma podem ter sido lesados pelos inumeráveis atrasos e equívocos dessa comissão.   
            Pedimos desculpes especialmente àqueles que devido a todos esses problemas serão impedidos de comparecer ao Encontro. É com imensa tristeza que recebemos a notícia de que universidades que já participam há anos do nosso evento não poderão enviar expositores nessa edição. Essa é uma perda principalmente para nós, que fatalmente teremos um Encontro menos rico em decorrência da ausência das comunicações desses pesquisadores.
            Por fim, informamos que, dentro das nossas possibilidades, conseguimos superar quase todas as adversidades, ainda que tardiamente, e estamos tomando hoje os preparativos finais para realização do encontro da melhor maneira possível.
            Pedimos então a compreensão de todas e todos e garantimos que apesar de tudo teremos um excelente encontro.
           
Cordialmente.   


Comissão Organizadora do XVII Encontro de Graduação em Filosofia da USP                                    

Postagens mais visitadas